Dicas de Saúde

O Tratamento de Canal dói?

O tratamento endodôntico é realizado sob anestesia local. Não há dor durante o tratamento.

Ao passar o efeito da anestesia, o paciente pode sentir algum desconforto.

Em ocasiões excepcionais, pode ser prescrito analgésico e anti-inflamatório.

Recuepração de Próteses ou Restaurações

Próteses ou restaurações não podem ser clareadas por laser, já que ele só age sobre o esmalte natural dos dentes.

Para recuperar próteses escurecidas ou restaurações com manchas a solução é fazer uma nova prótese ou restauração.

Cuidados durante o Tratamento

Durante o tratamento com aparelho ortodôntico deve-se evitar o uso chicletes e alimentos pegajosos como derivados de farinha de trigo refinada.

Se comer alimentos pegajosos, faça imediatamente a higiene bucal.

Dente Saudável

Mais do que um Sorriso Bonito

Dentes saudáveis representam muito mais do que um sorriso bonito.

Dentes com cáries e gengivas infeccionadas podem afetar a saúde em geral.

A falta de dentes ou dentes mal posicionados pode prejudicar a mastigação e a fala.

Alimentação Saudável

Faça uma dieta com pouco açúcar. Prefira frutas a biscoitos nos intervalos das refeições.

Limite o consumo de alimentos que podem danificar o esmalte de seus dentes, tais como: café, chocolate, vinho, refrigerantes.

Gengivite – Como Evitar

Escove os dentes corretamente 3 vezes ao dia por pelo menos 2 minutos de cada vez, se preciso for compre uma ampulheta. Escove os dentes e a gengiva. Posicione a escova de dentes em um ângulo de 45 graus (inclinada) em relação aos dentes de maneira que metade da escova limpe a gengiva e a outra metade, os dentes. Este cuidado é necessário pois é nesta região que a gengivite se inicia.

Tenha uma escova de dentes elétrica pois esse tipo de escova retira quase 90% das placa bacteriana enquanto a escova manual retira apenas 48%.

Use o fio dental diariamente pelo menos 1 vez ao dia, antes de ir dormir.

Tenha sempre uma escova de dentes e um creme dental dentro da bolsa ou no seu local de trabalho e sempre escove os dentes depois do almoço.

Faça uma limpeza dentária a cada 6 meses para remover completamente qualquer placa bacteriana.

Consuma regularmente alimentos ricos em vitamina C como laranja, acerola e abacaxi pois a carência de vitamina C também é uma das causas da gengivite.

Abandone os vícios como a ingestão de bebidas alcoólicas e o cigarro pois eles podem diminuir a quantidade de sais minerais e vitaminas necessárias para uma boca sadia.

A Participação do Paciente no Tratamento Dentário

O diagnóstico precoce pode salvar seus dentes e suas gengivas. O dentista pode detectar sinais precoces de periodontite, câncer bucal e até de diabetes.

As bactérias que se escondem em nossa boca podem causar cáries e periodontite e a maioria das pessoas não percebe a progressão dessas doenças porque, às vezes, têm poucos sintomas e podem não provocar dor.

É muito importante a participação do paciente, visitando o dentista regularmente, há cada 6 meses ou sempre que detectar algum indício de doenças dentárias.

Durante o tratamento também é muito importante a participação do paciente, ao seguir a orientação do dentista quanto à higiene bucal, quanto a administração dos medicamentos prescritos e quanto a alimentação adequada.