Endodontia

O dente é um órgão do corpo humano como qualquer outro e como todo órgão faz parte de um sistema. É formado por esmalte que reveste a coroa do dente, e é o tecido mais duro que existe no organismo; a dentina faz parte tanto da coroa, quanto da raiz do dente e é o tecido que protege a polpa.

A polpa é o que dá vida ao dente, popularmente chamada de nervo pois é um tecido mole composto de feixe de nervos que dão sensibilidade ao dente e de vasos sanguíneos que trazem nutrição as células do dente. O cemento é o que reveste a raiz do dente.

Endodontia é a especialidade da odontologia que trata do diagnóstico e tratamento das doenças bucais que afetam a polpa dentária e tecidos próximos, incluindo o tratamento de canal (interior da raiz). Trata a inflamação aguda ou crônica e as estruturas de apoio.


BENEFÍCIO DO TRATAMENTO DE CANAL

Após o tratamento, a dor aguda cessa imediatamente. Pode ocorrer um pouco de desconforto que desaparecerá em um ou dois dias.

A estrutura do dente pode ficar enfraquecida. Por isso, é recomendável colocar uma coroa de porcelana para fortalecê-lo e mantê-lo íntegro por um longo tempo.

A avaliação periódica de sua saúde dental é muito importante. Com a prevenção você pode evitar a perda de dentes, dores agudas, e o consequente comprometimento da mastigação e até da dicção.