Ortodontia

A ORTODONTIA NÃO SE DEDICA SOMENTE A TRATAMENTOS ESTÉTICOS

A ortodontia é a especialidade que se dedica a correções estéticas com relação ao alinhamento dos dentes e também a corrigir desvios da estrutura crânio-facial. A maioria das pessoas só recorre ao ortodontista para corrigir problemas estéticos. Dentes mal posicionados (má oclusão), problemas com a mandíbula, deformidades musculares da face ou das gengivas podem ser corrigidos com o tratamento ortodôntico.


ORTODONTIA PREVENTIVA

Hábitos como chupar os dedos ou morder os lábios e o uso de chupeta na infância, podem ocasionar problemas ortodônticos que devem ser controlados para que sejam evitados problemas bucais mais graves.

O diagnóstico precoce pode evitar tratamentos mais demorados na idade adulta.


ORTODONTIA CORRETIVA

A arcada dentária inferior posicionada à frente da arcada superior pode exigir a extração de dentes para permitir o melhor posicionamento dos dentes. O tratamento ortodôntico pode eliminar a necessidade de extração.

Problemas ortodônticos podem gerar dificuldade na pronúncia de algumas palavras. Dentes sobrepostos ou espaçados em demasia podem gerar desconforto e prejudicar a aparência.

O diagnóstico precoce pode evitar a evolução do quadro.


CUIDADOS DURANTE O TRATAMENTO

Durante o tratamento com aparelho ortodôntico deve-se evitar o uso chicletes e alimentos pegajosos como derivados de farinha de trigo refinada.

Se comer alimentos pegajosos, faça imediatamente a higiene bucal.