Periodontia

Periodontia é a especialidade da odontologia que trata das estruturas de suporte dos dentes e das doenças que se relacionam às mesmas.

O periodonto é formado pela gengiva, pelo ligamento periodontal e pelo osso alveolar. A estrutura alveolar é definida como parte da mandíbula e maxila que formam o suporte dos alvéolos dos dentes.

DOENÇA PERIODONTAL

As doenças periodontais se manifestam, geralmente, em consequência do acúmulo da placa bacteriana.

A placa bacteriana é uma película aderente e transparente constituída por bactérias, que forma-se continuamente sobre os dentes e gengivas. É a principal causa das doenças periodontais e da cárie dentária

A doença periodontal pode ocasionar à perda dos dentes.

Inicialmente esta película assume uma consistência mole que, se não for removida, mineralizará, tornando-se dura (o tártaro).

Para remover o tártaro é necessário um conjunto de procedimentos a serem realizados pelo dentista.

Ao ocorrer sangramento ou inchaço das gengivas, marque uma consulta imediatamente para avaliação, tratamento e orientação quanto aos procedimentos adequados na higiene bucal diária.

EVITE A PLACA BACTERIANA

Escove toda a superfície dos dentes e a gengiva com uma escova macia.

Use o fio dental ao menos uma vez ao dia, e remova cuidadosamente a placa bacteriana, sem ferir a gengiva.

Evite o consumo de alimentos com farinha refinada (biscoitos, pães e massas), dê preferência aos alimentos preparados com farinha integral. Esses alimentos facilitam o acúmulo de bactérias.