Próteses

Próteses

REABILITAÇÃO ORAL – PRÓTESES

Reabilitação Oral é o ramo da Odontologia responsável pela restauração funcional, estética e pela harmonia oral com o uso de próteses.

Ajuda a recuperar a função mastigatória, muito importante para a saúde em geral. Pode evitar problemas digestivos e o deslocamento de outros dentes.

As próteses podem corrigir a função estética, incluindo a forma dos dentes, cor e alinhamento.


TIPOS DE PRÓTESES

a) Prótese fixa – apóiam-se em dentes naturais ou implantes. Podem ser em porcelana ou acrílico.

b) Prótese removível – Devem ser retiradas da boca ao fazer a higiene bucal. São acondicionadas em suportes que seguram os dentes. Podem ser de porcelana ou acrílico.

c) Dentadura – É usada na falta total de dentes na arcada superior ou na arcada inferior. Pode ser de de resina ou porcelana.

Remova a dentadura ao deitar. Escove os dentes e as gengivas com uma escova de cerdas macias. Não se esqueça de limpar e massagear as gengivas. Se a escova irrita você, tente a gaze molhada.


 

HIGIENE DAS PRÓTESES

Faça a higiene das próteses com muito cuidado. É necessário dedicar um tempo maior do que você precisaria para os dentes naturais.

A placa bacteriana e o tártaro podem se desenvolver acima das próteses. Se não forem removidos poderão se espalhar pelos dentes naturais e gengivas, causando cáries e infecções (gengivite e periodontite).